28 setembro, 2012

Mãe é tudo igual?

"Mãe é tudo igual, só muda o endereço". Acho que todas nós já escutamos essa frase ou até mesmo dissemos! Mas será que é isso mesmo?

Todas as mães amam seus filhos incondicionalmente?

Assunto difícil. Mas andei lendo tanto sobre culpa, não-culpa, menos mãe, mais mãe, que comecei a pensar se somos mesmo todas iguais.

É certo que existem vários tipos de mãe: super-protetoras, descontraídas, bravas, silenciosas, neuróticas, amigas, inseguras, culpadas, perfeitas etc.

Diferentes estilos, mas creio que cada uma a seu modo querem ver seus filhos saudáveis e felizes.

Mas o que dizer das mães que abandonam seus filhos? Que não os querem? Que não se importam com eles?

Psicólogos dizem que esses atos devem ser compreendidos porque, a maioria dessas mulheres sofreram sérios abusos quando eram crianças e, por isso, não conseguem desenvolver a relação da maternidade e o sentimento de amor.

Mas qual de nós ao ouvir uma notícia de mães que abandonaram seus bebês pensa nisso, compreende? Eu não o faço. Fico indignada, julgo, não consigo entender como ela pode ser capaz de algo tão cruel.

Por que? Será por vergonha? Depressão pó-parto? Falta de estrutura familiar?

Não sei. Mas eu como mera mortal, não consigo entender isso e, na verdade, nem sei se quero.

O que vocês pensam a respeito?



13 comentários:

  1. Xiiiiiiii, é um assunto tão polêmico que me resguardo ao direito de ficar calada. Mas penso bem como você ao ver esse assunto nos noticiários: julgo, xingo... e não entendo. Mas depois volto atrás... quem somos nós para julgar? Podemos não cometer esse erro, mas cometemos tantos outros.

    Como disse, é um assunto polêmico...

    ResponderExcluir
  2. Acho que ninguém é igual a ninguém. Adorei a abordagem do tema, muito bom. Tati amigosdefraldas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tenho o mesmo ponto de vista que vc, não consigo não julgar uma crueldade destas, mas talvez seja até melhor para a criança ter a possibilidade de ser adotada por uma família que a quer do que ser criada por uma mãe que só vai bater e maltratar pois n queria o filho, mas em vez de abandonar, jogar no lixo, valeta, pq n entrega p adoção...tão simples...falta de informação das pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Ai, eu acho que ninguém é igual a ninguém... cada uma tem sua particularidade e um filho único pra cuidar, né... assunto que dá pano pra manga!
    Beijo!
    Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  5. complicado isso né flor!! esses dias assisti num programa uma "mãe" de 19 anos que disse que considera a filho como um irmão, porque ela teve ele muito cedo..aff, e ela diz isso para o filho!! Daí eu penso, será que foi o trauma de uma gravidez indesejada ou falta de amor mesmo? Sinceramente não sei o que passa na cabeça dessas pessoas...bjus

    ResponderExcluir
  6. Nem eu quero entender, sério...fico revoltada!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Eu já tinha comentado, mas como o post é duplo, o comentário é duplo também! Este é para parabenizar pelo top five!!! Merecido, é claro! Parabéns e depois me conta tudinho sobre o tapetinho. Muitos beijos, tati amigosdefraldas

    ResponderExcluir
  8. Andreia....parabéns pelo top five...super merecido!!!
    Muito feliz por vc...bjsss

    ResponderExcluir
  9. Eu não aceito estas mães que abandonam seus filhos, eu poderia aceitar as que colocam pra adoção, mas as que deixam em lixeiras, na rua, em buracos...não consigo. Fico tão furiosa que poderia estrangular uma delas!!Lembro de uma que foi colocada num rio com um pedaço de pau pra afundar, depois deram o nome de Vitória. A imagem da pessoas abrindo o saco e tendo uma menina lá dentro nunca saiu da minha mente. Chorei muito. E agora que sou mãe ebtão... Bem parabéns pelo top five. Fiquei curiosa e vim conhecer seu blog. Já estou te seguindo, me segue de volta?
    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi querida ... chegando até aqui pelo TOP FIVE do Recanto das Mamães Blogueiras!

    Um assunto muito difícil esse né?! Acho que esse assunto é um dos principais motivos que nos faz -pelo menos comigo é assim- ter um blog, mostrar que maternidade real é dificil, que eu com certeza não sou uma mãe igual a você, mas que a gente pode aprender e ensinar muito umas as outras!

    Adoro essas questões de comportamento, acho que é por isso que sonho em fazer psicologia e, acho que antes de jogarmos pedras e condenarmos, porque não tentar entender os motivos que levaram essa mamãe a "odiar", não desejar ser mãe!

    Adorei o texto e a reflexão que ele nos trouxe, merecido estar no TOP FIVE!!

    Beijos, Má
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir
  11. Também cheguei aqi pelo Top Five do Recanto e amei o post. Muito merecido estar no Top Five.
    Na verdade, acho que todas somos diferentes apesar de termos alguns pontos em comum como o amor incondicional.
    Já as mães que abandonam os filhos são um acaso a parte que que também precisam ser avaliados individualmente.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Cheguei aqui pelo Top Five, adorei o post, parabéns! Difícil responder esta questão, também me questiono sobre certos tipos de "mães", muitas acho que nem mereciam este título, que para mim é sagrado...mas, quem somos nós para julgar, né? O importante é darmos o nosso melhor enquanto mães e tentar ajudar, aquelas que ainda não se encontraram nesta função...
    Adorei o blog...tô seguindo....bjs Mari
    www.meumundomeinspira.com

    ResponderExcluir
  13. Primeiro, parabéns pelo top five;
    Em segundo lugar, eu creio que hoje, até mesmo a 'entrega para adoção' tem sido mal vista... como se a mãe fosse uma desalmada, sabe? Por pior que seja a adoção, creio que realmente é melhor que o abandono, mas será que oferecemos uma situação que permita a adoção, sem que a mãe fique marcada eternamente? Ela já vai ficar por ter feito essa opção...

    ResponderExcluir