16 agosto, 2012

Posso?

Quando estava grávida ouvi várias perguntas que nenhuma grávida quer ouvir:

- nossa, sua barriga não não cresceu nada;
- engordou hein?;
- ainda não nasceu?;
- espera pra ver quando nascer;
- enquanto tá na barriga tá bom;
- tá tão difícil criar filho hoje, você tá animada hein?;
- Meu parto foi horrível!.

Vai dizer que você (mãe), nunca ouviu isso? É de doer!
Mas confesso que, de todas as coisas chatas e desagradáveis, a pior para mim é: 

- vai ter parto normal ou cesárea?

Daí você responde:

- normal.

E vê a cara de espanto da pessoa.

Mas se você escolheu a outra opção e diz:

- cesárea, já agendei.

A pessoa olha para você descontente:

- O ruim é a recuperação. A cicatriz, a barriga que não acaba mais. Pode até agendar né?  


Tá. Meu filho nasceu de uma cesariana. Por que as pessoas acham que é menos interessante que o parto normal? Meu pititico nasceu ÓTIMO, SAUDÁVEL, PERFEITO. Foi trazido para mim rapidamente, mamou de imediato. O nascimento dele foi lindo (depois conto sobre o parto e posto o vídeo).

Essa perguntinha insistente não é só na gravidez não. Depois que o bebê nasce perguntam:

- nasceu de parto normal?

- não, cesárea.

- por que?

Fala sério. Às vezes ficamos sem jeito e tentamos até explicar: eu não tinha passagem, o neném não encaixou, ele estava sentado etc.

E se foi cesárea por que eu quis? Deixa eu!

Será que eu posso escolher. Afinal, quem é que vai ter o filho?

Isso não é um incentivo ao parto cesárea, só estou dizendo que cada uma pode decidir o que achar melhor sem críticas. 





3 comentários:

  1. Andreia, é verdade, as pessoas julgam e criticam demais! A vida é nossa, portanto, nós temos o direito de escolher o que é melhor!
    Beijos,
    Ju
    http://compromissodemae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meu parto foi cesária também, mas eu queria que fosse normal. Sou a favor que a mulher escolha, desde que sua escolha não prejudique o bebê... O que não dá pra aguentar são os comentários inconvenientes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Natália!
      Obrigada pela visita. Então, também acho importante esse direito. Nós podemos escolher se estivermos bem informadas. É que às vezes fica chato como as pessoas falam né?

      Bj!

      Excluir