11 outubro, 2012

A consulta com o cirurgião

Primeiro, não fizemos o exame de fezes porque eu esqueci de pegar o potinho pra colher. Abafa. O de urina também não, porque o Pititico tinha acabado de fazer xixi, então ia demorar muito. Mas o médico disse pra tomar cuidado com o exame de urina, porque coloca-se um saquinho (vocês são sabidinhas hein?) pra colher o xixi e fica lá esperando. Às vezes o saquinho se contamina e aparecem bactérias no resultado, e a criança toma remédio sem necessidade. O ideal é esperar a criança urinar e colocar o potinho na hora. Vou tentar né?

***
Vamos ao que interessa:

Então, o Pititico chegou lá dormindo. Primeiro explicamos (marido e eu) o motivo de estarmos ali. O cirurgião pediu pra examiná-lo e ele acordou assustado, tadinho. Chorou um pouco, mas rapidinho fez amizade com o dr. 

Ele me perguntou se eu já havia observado o jato de urina do Pititico, se tinha algo de diferente e tal. Fui sincera né? Não. Nunca reparei, porque quando acontecia eu tava tentando me proteger, rs. Rimos. Mas ele reparou, hahaha. O Pititico fez xixi bem na hora! O cirurgião falou que tava ótimo, tudo normal, hehehe.

Tá. Continuou examinando e me perguntou se alguém já havia me dito que os testículos dele não estão dentro do saquinho. Hã. Paralisei. Olhei pra Emerson assustada. Respondi que não. Como assim? Ele disse que isso é normal até um ano e meio. 

Explicando: os testículos são originados dentro do abdome do bebê, e perto do nascimento eles "descem" para a bolsa escrotal por um canal chamado "Conduto peritônio-vaginal". Este canal se fecha normalmente após a descida dos testículos. As alterações de posição normal dos testículos, ocorrem entre a descida e o fechamento deste canal. Não tem causa definida. O testículo fora da bolsa escrotal pode causar esterilidade.

Nunca vi isso. Não sabia mesmo. Mais uma. O médico disse que é para fazer uma nova avaliação quanto ele completar um ano e meio. Frisou que não é doença até essa idade. 

Minhas considerações:

- pesquisei e em todo canto que li é normal até um ano;
- a idade para correção é entre 9 meses e 1 ano de idade;
- o tratamento com hormônios propicia maus resultados;
- após 6 meses de idade é improvável que os testículos venham a descer. 

Quanto ao "buraquinho": normal. Graças a Deus! Mas ele tem fimose. A maioria dos meninos tem. Mas o médico disse que ela deve desaparecer espontaneamente. Que é pra continuar com os exercícios, sem torturar o bebê! 

Tranquila quanto à fimose e o buraquinho, mas eu como toda boa mãe vou procurar uma segunda opinião, só pra ter certeza em relação aos testículos dele.

Confesso que surgiu uma nova preocupação...orando pra que os testículos cheguem logo no lugar e que nosso Pititico não precise de qualquer intervenção cirúrgica.

***
Depois da consulta teve café na padaria. Olha o Pititico tomando suquinho no canudinho com o papai:





34 comentários:

  1. Amadooo...tudo vaid ar certo amiga

    ResponderExcluir
  2. Comenteiii...fiz um comentário minúsculo como sempre para testar se dava certo e deuuu...ebaaaa.=)))..
    To devolta aqui agora minha flor..
    Ai que nervosooo que tu deve te passado nessas andanças todas neh...Mas viu que tudo vai se ajeitando...?!?!...
    Agora é esperar...e uma segunda opinião sempre é bom né...

    Beeeeijos....e o seu pititico é um lindãooo...amadoo..fofuura....

    Beeeeijos

    ResponderExcluir

  3. orando pelo pititico..se Deus quiser (e ele vai), não vai precisar de cirurgia, bjus, o pititico tá uma graça tomando suquinho

    ResponderExcluir
  4. E como saber se os testículos estão no saquinho?
    vou dar um aperto nos do Otávio, se ele chorar é pq estão! rsrsrs

    Brincadeira, eu acho que os do Otávio já estão, pq já apertei de leve pra sentir e realmente senti as bolinhas no saquinho... fiz isso por saber dessa história, vai dar tudo certo com o pititico! não te estressa não, médico adora apavorar!

    bjão

    ResponderExcluir
  5. Olá Andreia! Meus parabéns pelo filhão lindo! Eu também escolho sempre uma segunda e até terceira opinião. Afinal, um corpinho em desenvolvimento é muito frágil e ao mesmo tempo forte diante do tempo certo de maturidade do organismo. Não se deve precipitar.

    Muito obrigada pelas visitas. A sua presença é muito especial para nós.

    Beijos!

    Renata

    ResponderExcluir
  6. Assim que o Liam nasceu o pediatra disse que um dos testiculos dele nao tinha descido, me disse isso mesmo que até um ano descem, na consulta com pediatra mencionei e ele vem observando sempre se desceu mais um pouquinho, até um ano a descida estará completa, por que vem descendo, é bom voce observar em casa tambem, sempre olho e palpo bem de leve pra ver se as bolinhas estão mais pra baixo, da pra sentir direitinho!

    Sobre Fimose, já mencionei que tenho um pouco de medo mas a maioria dos meninos tem e tem que fazer cirurgia, vamos ver até lá! O bom é que ainda tem tempo do testículo descer, é só acompanhar =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora vou olhar todo dia, kkkk. Os pediatras (porque ele teve dois) nunca falaram nada, hum.

      Excluir
  7. Ah, depois dizem que ser mãe de menino é fácil uhahuahuahu

    ResponderExcluir
  8. Tá tudo certo amiga, e vai continuar assim! Claro que é sempre bom uma segunda opinião! Mas tenho certeza que terá sempre boas notícias! :D

    Fica tranquila!


    Bjão

    ResponderExcluir
  9. EEEEEEEEEEEE, que bom que está tudo bem.
    Seguinte, meu Bernardo ficou com as bolinhas para cima até uns 2 meses atrás, com 1 ano e 4 meses é que a Pediatra me disse que de fato havia descido, portanto relaxa é mesmo super normal.
    Acho a segunda opinião importante, mas não fique encanada que não há de se nada.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é? Então fico mais tranquila Carol! Melhor confiar no médico que na internet né?
      Beijo!

      Excluir
  10. quero ir nesse médico, por favoooooooooooor! Preciso te visitar e marcar a consulta aí. Adorei tudo, sem pressa, sem susto. Adorei. Que bom!

    muitos beijos, muitos beijos e feliz dia das crianças.
    tati
    http://amigosdefraldas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Andrea, estou aqui retribuindo a sua visita no meu blog e estou te acompanhando tbm..
    Meu filho teve fimose tbm e Graças a deus não precisou operar, e por causa disse ele teve infecção urinária com 2 meses, levamos ele pra acompanhar com urologista infantil e não precisamos tbm realizar a operação, ele chegou a usar uma pomada por uns dias pra ajudar a abrir pois ele precisava fazer um exame que precisava colocar um fiozinho no piupiu dele, mas vai dá td certo e o seu pitico nem vai precisar de intervenção cirurgica tbm!!!

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. A medica nova do Gu deixa ele pelado, e apalpa tuuuudo!
    os ovos, o pinto, as galinhas o galinheiro todo kkkkkkkkk
    brincadeira, mandando boas vibrações viu
    bjO

    ResponderExcluir
  13. Gente que coisa nunca ouvi falar sobre isso... o que acontece, se não desce o saquinho fica vazio, isso?? Ai desculpa a ignorância mas vou fuçar na internet agora... apesar que sempre brinco com meu marido falando que acho engraçando o meu Rafa mexer as bolinhas...rss
    bjss

    ResponderExcluir
  14. Menina, é cada coisa, né?
    Também penso como vc em colher outra opinião, analisar, esperar, e orar, é claro!
    Ele tá cada dia mais fofo!
    Beijo,
    Ju

    ResponderExcluir
  15. Vai dar tudo certo com o Petitico, tenho certeza!
    A gente que é mãe passa por cada coisa né, o coração fica apertado sei bem como é.
    O Caio até uns 2 aninhos tinha o pipiu bem fechadinho a Vovó Caterina falou pra gente olhar aí o medico mesmo conseguiu fazer ficar tudo direitinho sem cirurgia e também fazia o xixi de ladinho,bjos pensamento positivo...saudades

    ResponderExcluir
  16. Aii que alívio e aiii que tensão!!! Andréia, vai dar tudo certo... e ele não via precisar de passar por cirurgia nenhuma, mas, como uma boa mãe vai correr atrás de outras opiniões... mas, aquiete seu coração! Siga seu instinto!

    ResponderExcluir
  17. Graças a Deus que deu tudo certo, meu irmão teve fimose, mas a cirurgia foi feita logo, pois quanto menor, menor a dor ( de acordo com o médico)... E vai ficar tudo bem, é só colocar a fé em ação...

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga, fiz tudo no photoshop, corel e illustrator!
    O caderno foi bem improvisação, comprei o caderno (é da tilibra) recortei as letras dos tecidos que eu já tinha das bandeirolas e colei! hehehe Agora vou sempre usa-lo em todos os anívers :)
    Ah, caso vc n saiba usar os programas pra fazer as coisas eu tenho uma boa notícia :) hehehe
    Trabalho com isso, e posso fazer a identidade visual da festinha do pititico se vc quiser! beijoos

    ResponderExcluir
  19. Oi Andreia , será um prazer ter vcs no nosso cantinho.
    Seu pititico é muito fofo.
    Tambem estou preocupada com meu filho precisar fazer essa cirurgia mais pra frente.A pediatra dele vai indicar na próxima consulta uma pomada pra passar no pipi pra ver se desgruda.
    Dá dó ter que operar né?
    um beijo pra vcs

    ResponderExcluir
  20. O seu pititico é muito lindo, tenha certeza q tudo ficará bem, bjus, tb to te seguindo

    ResponderExcluir
  21. Oi, vai dar tudo certo com certeza!!!
    Mando boa vibrações para vocês!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá Andréia!
    Temos certeza que tudo isso vai se normalizar.
    Precisas mesmo ficar atenta, mas tente não ficar ansiosa, pois já ouvi falar bastante disso e até aconteceu com o filhinho de uma das mamães da equipe algo assim. Vou até comentar com ela, qualquer coisa ela vem aqui te dizer algo.
    Deus está no controle, tudo vai acabar bem.
    Beijos das mamães da Equipe Recanto.

    ResponderExcluir
  23. q pitico mais lindo! querida, eu ja tinha lido sobre isso... mas não lembro muita coisa, então estou reaprendendo com vc... no outro post eu te perguntei sobre qndo descobriram e agora acho que to entendendo melhor.... vcs foram na pediatra e ela falou que era retrátil? dai vcs levaram no cirurgião... q falou pra esperar até 1 ano e meio? to perguntando pois quero ficar mais por dentro hehe... tbm vou dar uma pesquisada... beijão

    ResponderExcluir
  24. Sim flor, depois que a pediatra falou que ele tinha testículos retráteis (perto de completar 1 ano) nós o levamos ao cirurgião e ele pediu pra esperar até 1 ano e meio. Mas daí que me esqueci, aff, e quando leio aqui no blog é que lembrei! Levamos agora e só falta fazermos o ultrassom pra saber o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe flor seu post me veio em boa hora... o Nícolas está com a ponta do prepúcio vermelha... tipo assada... liguei pro médico ele mandou dar banho de assento com um remedio q não me lembro o nome e passar bepantol... melhora e volta sabe... já faz mais de 1 semana, e hoje vamo nos encontrar com o médico novamente... dps q eu li seu post eu fui pesquisar para relembrar, e acredita q justamente por esses dia apareceu isso? tenho certeza que ficou assim por causa de fimose... enfim... tbm passei a observar as bolinhas e elas geralmente não estão no saquinho... o médico nunca falou nada... mas o saquinho dele está smp pequenininho e sem as bolinhas... vc disse q fez as massagen neh? qndo o Nic era mais novo perguntei pro Dr. e ele disse q não era pra mexer... enfim... a gente fica meio sem saber o q fazer... e o Nic ficou assim no dia seguinte da consulta do Dr. pois ele examinou e deu uma puxada...

      Meu blog: Diário de uma Amadora

      Excluir
  25. Débora, o que deve ter acontecido foi que machucou quando o pediatra mexeu. Isso aconteceu com o Pititico uma vez e a pediatra receitou pomada pra sarar.
    Aqui faço exercício no pintinho e uso pomada pra fimose seguindo a orientação da nossa pediatra.
    Sobre o saquinho acho que vale levar em outro médico e tirar as dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mulher, vc nem sabe... levei no medico como te disse... ele puxou terrivelmente o pipi do Nic... sangrou... e tah dando o que falar aqui viu... tah tomando profenid e passando outra pomada agora... eu achei mto estranho e conversei com outros profissionais da saude... tds não concordam... disseram q a massagem tem q ser feita sem machucar se não é pior... li uns artigos e tal... eu to de coração apertado pra resolver isso. E o Nic não deixa eu trocar nem limpar ele... chora, empurra minha mão com a maozinha dele....

      Excluir
  26. Its like you learn my mind! You appear to know a lot approximately this, like you wrote the guide
    in it or something. I think that you can do with a few percent to
    power the message home a bit, but instead of that, that is fantastic blog.
    An excellent read. I'll certainly be back.

    Look at my blog post; dragon story hack

    ResponderExcluir
  27. Its like you learn my mind! You appear to know a lot approximately this, like you wrote the guide in it or
    something. I think that you can do with a few percent to power the
    message home a bit, but instead of that, that is fantastic blog.
    An excellent read. I'll certainly be back.

    Look at my blog post: dragon story hack

    ResponderExcluir