03 março, 2015

Ainda sobre a escola e outras coisinhas mais

Na semana passada dediquei dois dias para acompanhar o Pititico na escola. E fomos. Ele adorou a ideia. Mas chorou mesmo assim. Fiquei na sala com ele. No segundo dia eu disse que ficaria do lado de fora, ele parecia concordar. Mas não. Só acalmou comigo na sala.

Em casa disse ao papai: que bom que eu gostei da escola.

Ontem chorou ao entrar no ônibus mas lá não chorou nada. Fiquei feliz. Hoje (estou em casa por causa de uma cirurgia de varizes) ele não queria ir de jeito nenhum. Foi a titia chamar pro banho que era hora da escola e a guerra tava declarada. Não tomou banho. Almoçou dizendo: vou almoçar mas não é pra ir na escola.

Faltando 10 minutos para o horário do escolar ele pega a mochila e diz que vai pra escola. Eu digo que não dá tempo, ele insiste. Então, vai sem banho mesmo. Visto nele o uniforme, arrumo o lanche e vamos. Na hora de entrar ele chora pra não ir. Mas vai assim mesmo.

Dá pra entender?

Cheguei ao seguinte pensamento: se nessa semana  não se acostumar entenderei que ele ainda não está preparado.

***
Ele está com quase 16 kg, quase 1 metro. Se alimentando bem embora não goste mesmo de folhas, só legumes.
Já sabe a letra inicial do seu nome, identifica os números até 10 e não é muito fã de colorir, diz que gosta de escrever.

Ah, e insiste em me perguntar por onde sai o meu xixi! Como vocês explicam? Porque ele não fica satisfeito com a minha resposta, rs.

7 comentários:

  1. Oi Andreia,
    me divirto com as perguntas e comentários do Pititico rsrsrs =)
    Esse momento inicial na escola, nem é sempre é fácil a adaptação. Por aqui, quando Milena começou, mostrou-se empolgada em "ir pra escola", com a mochila e etc., mas ainda nas primeiras semanas, não queria mais saber de escola, tinha chorinho e tudo, dava dó. Até me questionava se eu estava fazendo a coisa certa em colocá-la.
    Tempinho depois até se adaptou, mas, pelo visto, geralmente é assim, eles querem ficar mais tempo conosco e, nós, com eles! rsrs
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vida de mãe só mesmo vivendo
    explicar não dá rsrsrs
    fico feliz que ele está cada dia
    mais lindo e bem e claro amando ir para
    a escola, kkk senta que depois vem mas perguntinha
    ai kkkkkk

    Lindo Dia
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  3. Quantas reviravoltas com essa estória da escola, né? Acho que depois que conhece as outras crianças e brinca muito acaba querendo voltar sempre. Pelo menos com meu sobrinho foi assim, em menos de uma semana ele chorava porque queria ir pra escola! rs

    Beijos!
    www.baudabijou.com.br

    ResponderExcluir
  4. Meu menino reclamava dos dias de aula e comemorava os finais de semana, mas na maior parte do tempo fazia cena só quando eu estava por perto. Na escolinha ficava bem, só precisava se distrair com os amiguinhos e esquecer da mãe.

    Só tive problema quando ele estava com 4 aninhos. Como ele sempre foi reclamão, achei que não fosse sério... mas descobri em uma festinha que a professora tinha um relacionamento péssimo com ele. Imagina, como pode uma pessoa adulta fazer isso? Chorei o final de semana inteiro. Felizmente ela foi prontamente substituída por outra que teve um impacto super positivo nele. Sou eternamente grata a ela!

    ResponderExcluir
  5. Andreia, pra mim é tudo fase de adaptação. Tem criança que não chora pra ir, já tem criança que chora o ano todo. Pode ser que daqui uma semana ele pare e pode ser que se estenda mais um mês inteiro.

    Mas se você vê que não há grandes necessidades e voce tem condições de ficar com ele em casa, faz o que seu coração mandar. Mas de repente vale a pena insistir um pouco.

    Ele parece que ja entendeu que é necessário ir, só esta confuso na cabecinha dele. É normal quando a criança fica o tempo todo com a mãe...

    No final tudo dá certo. Vá observando. Se não causar trauma - acho que não - com o tempo ele acostuma.

    Quanto a pergunta tem certas coisas em determinada idade que não tem muita explicação. Até hoje, muitas vezes eu digo: pq Papai do céu nos fez assim, diferentes!

    Boa recuperação Andreia e que dê tudo certo para Pititico! Beijos beijos

    ResponderExcluir
  6. Não desiste não, Pititica!!!!
    ë assim mesmo... Tem semana que é de sorriso... Na outra de chororô!!!!
    Jajá tudo passa!
    Guenta firme!!!
    Beijão em vcs!!!

    ResponderExcluir
  7. nossa ele cresceu mto msm... daquele post de 3 anos q vc escreveu pra este pelas imagens cheguei a pensar q era outro filho kkkk
    ahh fala q o xixi dele fica pra fora e da mamãe guardadinho... sei lá... nunca pensei nisso kkkkkk dps me conta pq ainda vou chegar nessa fase kkkkk

    ResponderExcluir