09 julho, 2014

A culpa é da educação terceirizada?

Meus pensamentos andam fervilhando!

Aos 2 anos e 7 meses do Pititico eu vejo que educar não é mesmo fácil. Principalmente se você passa muito tempo longe. 

O Pititico contrariado com uma ordem minha vira e diz: "que saco". Ouviu, aprendeu e acha bonito falar: idiota, burro. Eu sei que é criança, tá aprendendo, fala o que ouve. Mas como eu faço pra não perder o controle? Eu deveria estar me desesperando? Eu converso, explico mas não tá resolvendo. Ele anda desobediente.

Fico pensando então se o problema é a tal educação terceirizada. Se não seria melhor ficar em casa e educar eu mesma do meu jeito. 

Outro dia li uma entrevista a respeito dizendo que antes quando a mulher ficava em casa, cuidava dos filhos tínhamos jovens mais respeitosos. E uma frase que fica martelando na minha cabeça: "essa é a geração mais abandonada de todos os tempos". A falta de tempo traz consequências na educação das crianças, todos sabemos disso.

Será que essa é a solução? Porque hoje as mulheres saem pra trabalhar não só porque gostam, muitas vezes é porque precisam mesmo. Ou às vezes porque ficamos pensando "quero dar o que não tive". Eu tive o que precisava: presença dos meus pais, mais da minha mãe, sempre. Não tinha brinquedos comprados em lojas, mas vestia, comia, bebia e, brincava muito com eles. Não íamos pra casa dos vizinhos, e se aprendia coisa errada na escola, em casa desaprendia.

Eu também quero ter tempo pra ensinar meu filho a se levantar da mesa, retirar seu prato e lavar o que usou.

 O que vocês acham? Meninas que deixaram de trabalhar fora me contem sua experiência! 

***
A cirurgia do Pititico será dia 16/07, próxima quarta.

16 comentários:

  1. Graças a Deus tenho minha mãe, que cuida do Kemuel na parte da tarde, ele vai na escola infantil só pela manhã, então a maior parte do tempo fica com a família, mas eu entendo todos os teus questionamentos, também me pergunto muito sobre isso, parar de trabalhar para cuidar e educar o Kemuel, minha mãe fez isso comigo e minha irmã, e vejo como foi importante, mas também nos acostumamos a um estilo de vida, a presentear e dar tudo o que sonhamos aos nosso filhos, é complicado, que dúvida cruel.

    beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amiga, pra mim foi inevitável voltar a trabalhar. Como compramos nosso apto e um carro, precisamos arcar com as responsabilidades e assim foi e está sendo.
    Mas como bem apontou acabamos por terceirizar a educação, talvez as dificuldades hj de desfralde do Joseph deva por estar longe de mim a maior parte de tempo, assim, como vc vê e ouve essas respostas do Pititico, eu rogo ao Senhor uma mudança... para q possa estar mais junto dele... bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Andreia! Eu escolhi deixar de lado o diploma, a carreira profissional para me dedicar exclusivamente à Laura. Não me arrependo e assumo as consequências dessa escolha todos os dias. Não tenho autonomia financeira e dependo do outro para tudo o que diz respeito às finanças. Então, tudo tem consequências. Mas, sou feliz com a minha escolha. Beijo! Deus abençoe, desde já, a cirurgia de Pititico. Renata

    ResponderExcluir
  4. Olha, ainda não tenho opinião formada a respeito. Tenho pensado muito a repeito. Muito mesmo.
    Trabalho numa área que, se eu parar agora, não consigo mais voltar. Então, tem que ser algo bem pensado.
    Penso também no convívio da Nina com outras crianças, aprendendo a dividir.
    E ela fica pouco tempo comigo sim, mas o tempo que tenho livre, TODO o tempo, é dela, pra ela e com ela. É com qualidade.
    Me preocupo muito quando a profe diz que ela brigou, que ela bateu ou mordeu alguém. Não coloco a culpa só na fase. Coloco a culpa em mim também. Não espero a fase passar como muitos pais fazem. Converso muito. E tem adiantado.
    Não posso me dar ao luxo de parar de trabalhar. Mas também não sei o quanto seria boa mãe ficando em casa todo tempo. Tenho que oxigenar. É algo meu.
    E vamos indo, acertando aqui e ali... ajustando os ponteiros.

    ResponderExcluir
  5. eu vive as duas experiências a primeira eu trabalhei e não curtir direito a filhota
    mais tenho uma filha sim bem educada
    mesmo com pouco tempo sim isso é possível
    e hoje vivo o "mãe em tempo integral " estou amando
    ainda não sei a resposta para esse caso pois ela tem apenas 01 ano
    mais acredite não faz tanta diferença assim não amiga
    se tiver força amor e dedicação você consegue tudo

    ✿ʚïɞ✿´¨)Linda Noite
    ¸.•´¸.•✿ʚïɞ✿´¨)Beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  6. Olá querida!!
    Tenho feito essa reflexão tbm, aliás tenho pensado muuuuuito nisso... exatamente como vc disse! Penso que a educação dele tem horas que (na maioria das vezes) está fugindo do meu controle. Tenho pensado em parar um pouco e ficar em casa até ele crescer um pouco mais, mas também tenho medo das consequências psicológicas (minhas) e financeira dessa decisão. Difícil né?

    Super beijo em vcs

    ResponderExcluir
  7. Andreia, você não é a única no meio dessa confusão de educação! Eu deixei de trabalhar fora, mas voltei quando a Ingrid tinha 8 anos de idade, e trabalho fora até hoje. Sabe o conselho que eu te dou? Faça o que seu coração de mãe diz que é o certo a fazer porque instinto materno não costuma falhar
    Beijso

    ResponderExcluir
  8. Amiga, nao consegui ler o post,pq ta dando malware no seu blog aqui no pc...
    Tou passando só pra avisar, pq me interessei pelo assunto

    ResponderExcluir
  9. Hello, just wanted to tell you, I liked this article.
    It was helpful. Keep on posting!

    Here is my web site :: comment pirater un wifi gratuitement

    ResponderExcluir
  10. Á 15 anos atrás eu vivi esse dilema, larguei um bom emprego na época ganhava 1500 reais, larguei a faculdade faltando 1 ano pra me formar, fiz o certo pra minha realidade de vida pois meu filho não deu certo na cheche, depois uma senhora tomava conta dele, só que não vi o primeiro sorriso, o primeiro dente, era a última pois morava no Rio o transito uma loucura, minha mãe, sogra não queriam ajudar, pra minha realidade foi a decisão certa, então veja a sua realidade de vida e tome a sua decisão. Sinceramente eu me arrependo de não ter parado antes, mas a gente fica tão confusa, o pior ou melhor a 2 anos com os filhos mas crescidos voltei a trabalhar. Lembre-se familia também é investimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei a trabalhar a 2 anos atrás, com os filhos crescidos,rs.

      Excluir
    2. A minha maior questão são as finanças, mas a ideia continua sendo estudada!

      Excluir
  11. oi oi... não tinha lido este post... aqui em casa eu parei de trabalhar... é um princípio pessoal meu, q eu tinha desde antes de ser mãe. Ficar em tempo integral com minha cria pra moldar o caráter. Aqui as finaças são apertadas. Mas dá pra viver mto bem! Passear etc! Qndo voltar a trabalhar quero fazer meio período... mas me conta, como está sendo desde q escreveu este post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Débora!
      Então, penso no caráter mesmo, que se forma agora. Sinto que as coisas tem fugido ao meu controle. Mas ando pensando e preparando o terreno para ficar mais tempo com ele.
      Bj!

      Excluir
    2. Ei Débora!
      Então, penso no caráter mesmo, que se forma agora. Sinto que as coisas tem fugido ao meu controle. Mas ando pensando e preparando o terreno para ficar mais tempo com ele.
      Bj!

      Excluir
    3. Ei Débora!
      Então, penso no caráter mesmo, que se forma agora. Sinto que as coisas tem fugido ao meu controle. Mas ando pensando e preparando o terreno para ficar mais tempo com ele.
      Bj!

      Excluir