16 junho, 2014

A cirurgia necessária e o coração aflito

O coração da mamãe aqui está dos mais apertados. 

Sexta-feira fizemos o ultrassom, eu estava ansiosa. O Pititico se comportou muito bem. Sorriu para o médico, perguntou se tava beleza e ficou assistindo na televisão a tudo de olhos bem abertos. Perguntou: "o que cê tá fazendo comigo?". O médico riu e explicou.

Hoje conversei com o cirurgião. Ele disse que o ultrassom mostrou o que ele já esperava. O que o Pititico tem é criptorquia, o que significa que os testículos não completaram sua descida permanecendo no canal inguinal (que é o caminho do abdômen ao escroto). E a cirurgia é indispensável. Para um bom desenvolvimento, o testículo precisa da temperatura adequada. Caso não esteja na bolsa escrotal, para encontrar estas condições até os dois anos de idade, ele começa a sofrer as consequências da temperatura mais alta, que são: infertilidade, aumento na possibilidade de câncer de testículo após 30 anos de idade, desenvolvimento anormal do testículo e maior risco de torção testicular.

Ele me passou os pedidos dos exames, cardiologista e, assim que estiver tudo pronto eu ligo para agendar o dia da cirurgia. Ele é muito atencioso e só ouvi coisas boas deles. Essa é a especialidade dele há mais de 20 anos. Hoje ele já havia feito duas cirurgias iguais a que o Pititico precisa. Mas sou mãe e tô morrendo por dentro!

O que doeu ainda mais é que a cirurgia não pode ser feita nos dois testículos de uma só vez, então faremos primeiro no direito e três meses depois no esquerdo. A anestesia é geral por nebulização (cheirinho) e depois que ele dormir uma anestesia local. Ele terá alta no mesmo dia e o pós-operatório segundo ele é tranquilo.

Agora é fazer os exames, passar pelo cardiologista e continuar pedindo a Deus força e paz pra conseguir ajudar meu Pititico em tudo que ele precisar.

Ah, vou pedir o mesmo pra minha mãe que tá pior do que eu, rs.

13 comentários:

  1. NOSSA... MAS, É MELHOR FAZER NEH AMIGA. FICA EM PAZ QUE TRANSMITIR ESSA SEGURANÇA VAI SER MELHOR PRO PITICO... ISSO VC JA SABE. ESTAREI ORANDO, BEIJÃO PRA VC, BOA SEMANA

    ResponderExcluir
  2. Ai Deia... é ruim mesmo, eu te entendo, viu?? Laura fez a cirurgia das amigdalas (e nariz) com 1 ano e 11 meses, eu quase morri..... foi super tranquilo, ela está ótima, ficou ótima, mas eu sei como é.
    Fique bem, se precisar de colo, é só gritar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Deia, imagino sua aflição, por situações bem menores a gente já sofre...

    O bom é saber que está nas mãos de excelentes profissionais e o quadro clínico do pequeno eh bom. Ja deu tudo certo.

    Força pra vcs e tranquilidade.
    Bjaao

    ResponderExcluir
  4. Deia, pensamento positivo e força, querida! Vai dar tuuudo certo. Eles são mais fortes do que pensamos.

    Sei que é difícil. Porque se fosse eu, no seu lugar, também estaria preocupada e sofrendo... mas é meu dever te tranquilizar... hehehe

    Vai dar tudo certo com o Pititico!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Deus esta com seu filho vai dar tudo certo bj!

    ResponderExcluir
  6. Andreia, mãe sofre mesmo, mas pelo conforto do médico, sua experiência já sentimos que deu tudo certo. Pititico vai se sair muito bem, passar por uma rápida recuperação, cheio de mimos e cuidados da família e brincar como nunca novamente.

    Depois da primeira feita, tenho certeza que ficará muito mais tranquila para a segunda!
    Deus está com vocês! Beijos grandões

    ResponderExcluir
  7. vai dar tudo certo estarei orando
    mesmo sendo um de cada vez o
    pós é tranquilo
    mas sendo mãe não tem como ficar calma
    força
    Nanda
    beijokas
    Linda Tarde
    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  8. O amiga.Ficamos de coração apertadinhos,mas Deus esta no comando e vai estar na frente de tudo. E vou orar e já deu certo, confia. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  9. Oi Andreia! A boa notícia é o cuidado que o Pititico tem da parte de vocês, dos médicos e dos Médicos dos médicos. Que Deus os ilumine em tudo. Fiquem bem. Beijo carinhoso! Renata

    ResponderExcluir
  10. Oi Andreia,
    Eu imagino como esta o coraçao de mãe.
    Mas vai dar tudo certo e vai ser melhor para o pitico!
    Estamos na torcida e nas oraçoes.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Se e necessário melhor fazer! Vai dar tudo certo! Estarei orando por vcs!

    Beijos
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  12. Abdreia tudo vai dar certo, sei bem como é, pode ser a coisinha mais simples, mas nenhuma mãe no mundo gosta de ver filho em mesa cirurgica né??? Força que é o melhor pro pititico!

    ResponderExcluir
  13. Ai amiga... coração mais que apertado!
    Mas vai dar tudo certo, vamos orar!
    bjss

    ResponderExcluir