18 março, 2013

Sobre o medo

Ainda não havia identificado nada que fizesse o Pititico temer. Mas outro dia estava chovendo e trovejando muito. Ele arregalava os olhos e se escondia em mim, rs. Eu me agarrei nele porque tenho pavor de trovões! kkkkk.
 
Agora ele tá com medo do escuro também. É só anoitecer que ele diz: tutu. Antes ele queria passear o tempo todo mas agora quando é noite não quer sair de casa.
 
Coisa engraçada porque não fazemos medo nele, não falamos "ali tem tutu" mas o medo apareceu. Normal né? Tava lendo a respeito pra saber como lidar.
 
Essa noite ele acordou chorando e falou tutu. Tivemos que levar ele pra nossa cama. Ah, foi uma delícia o pezinho dele no meu nariz e aposto que Emerson também adorou, hehe.
 
Não sei se foi por causa da video-cassetada, nós estávamos assistindo e ele começou a chorar. Aprendeu até a falar: me, me (medo).
 
O Pititico sempre dormiu no quarto dele e não usamos abajour. Talvez seja o caso de providenciar um, o que acham? O medo também existe por aí? Como vocês lidam?
 
***
Ele teve seu segundo corte de cabelo. Dessa vez quem o levou foi o papai que se gabou do bom comportamento do filhão. Comigo foi um pouquinho mais difícil porque era a primeira vez né?
 
 

 

23 comentários:

  1. Recentemente postei uma mensagem sobre isso dê uma olhadinha talvez possa te ajudar.
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/2013/03/ajudando-meu-filhoa-superar-o-medo.html

    Bju

    ResponderExcluir
  2. aiii Deiaaa o pititico está lindoo oh vontade de morder modeusuu, eu acho que esse medo é uma fase meu sobrinho tbm esta com esse medo todo e ninguem se quer falou nada pra ele, e agora ele sai gritando quando fica sozinho, minha irma fica sem saber oque fazer vamos esperar pra ver se passa, bom bjuuu grande pra vc e pro pititico que esta cada dia mais lindo.

    ResponderExcluir
  3. O selinho é o marronzinho que está escrito Papo de Mãe.
    Com relação ao medo vc já disse tudo. Policiasse mais...
    Bju

    ResponderExcluir
  4. como tá grandee..e lindoo!

    bjos
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oieeee, o Davi morria de medo de escuro quando era menor, mas o medo passou sozinho, apesar dele nunca ter dormido completamente no escuro. Quando saoltam fogos aqui ou tem trovões, nós batemos palmas com ele e fazemos o possivel pra ele encarar tudo com naturalidade.

    ResponderExcluir
  6. Andreia! Eu passei por isso quando Laura tinha a idade do Pititico. Ela sempre dormiu no quarto dela e sem abajur. Daí o pediatra sugeriu o abajur e me explicou que é assim mesmo. Quanto mais a criança adquire percepção do mundo ao redor, os medos surgem e são importantes para o amadurecimento deles. O importante é agir com naturalidade. Não supervalorizar o medo, mas também não tratar com desdém. Assim eu faço até hoje e o abajur nunca mais ela deixou tirar do quarto. Mas tudo bem! Eu que sou adulta tenho pânico de escuro. rs

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Amiga, aqui tbm usamos o abajur, e ele quebra o maior galho! Normal as crianças terem esses medinhos! Aqui em casa o Enry não tem mais tanto medo assim de trovão,(ao contrário de mim!) Pq sempre que rola uma barulheira eu fico que nem louca pulando, batendo palmas e vibrando. Faço uma festa!!! Finjo que não tenho medo mesmo!! Kkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que queridinho...é assim mesmo, agora ele começa a ter seus medinhos!
    Amiga, nessa semana estou na correria em função da festinha do meu pequeno, mas quando eu entrar na internet vou vir aqui conferir as novidades no seu blog!
    Tenha uma semana maravilhosa!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  9. Esse menino está uma DELÍCIA minha amiga! Um amorzinho!
    Que pena ele sentir medo do escuro, é tããão ruim! as vezes também tenho! =/

    Otávio ainda não tem "MEDO" de nada, mas receios sim, por exemplo de encostar no forno quente (ou em algo quente) e de cair - da cama, sofá, cadeira, colo... etc

    beijão

    ResponderExcluir
  10. Como tá lindo o pequeno. E medo de trovões a Ingrid também tem
    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  11. A Maitê também fala tutu, hehe... Acho tão fofa quando ela fala, não tuta ta mae, rsrs quando eu brinco com ela.... São medrosas e corajosas, Haha. Nao tem medo de trovões, mas tem medo quando o pai brinca que é monstro, nossa elas saem gritando apavoradas pela casa (pecado) mas pensam que param!? Ficam só rodeando o pai pra brincar!!!! O Pititico ta muito fofo.

    ResponderExcluir
  12. Ele ta muito lindo!!! O Matheus ainda não tem medo de nada especifico, mas se eu choro e fico apavorada ele me acompanha

    Bjs

    http://www.matheusmeucoracao.com/2013/03/coluna-de-mulher-para-mulhertoninha.html

    ResponderExcluir
  13. Esses momentos são uma delícia.
    Os medos se transformam e eles crescem muito rápido.
    Bjks
    www.cantinhodosam.com

    ResponderExcluir
  14. Tadinho amiga com medo! aqui tambem esta assim com medo de muitas coisas, até do barrulho do chuveiro eles tem! Procuro leva-los até o lugar e mostrar que não tem nada pegar e tal> Tipo antes eles tinham medo de capacete, não chegavam nem perto aí eu começei a mostrar que não tinha nada, colocava em mim, e tirava colocava as mãzinhas deles no capacete e daí começaram a perder o medo!

    ResponderExcluir
  15. Cada dia que passa esse Pititico fica mais lindo!
    E amiga, se ele tem medo do escuro, acho que é bom sim vc comprar um abajour. É bastante importante, na ajuda do combate ao medo né?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Normal o medo aparecer... começam a fantasiar coisas! Lembro que com o Vitor foi mais ou menos nessa fase tbm que o medo começou a surgir e tbm não assustávamos com nada. Infelizmente com o tempo isso só piora... hoje o Vitor tem 8 anos e morre de medo de um monte de coisas que ele cria na mente dele... tipo monstros e bichos estranhos! hehe
    Mas estamos aí para protegê-los e aninhá-los quando o medo aparece! hehe

    Ahhhh como eu queria esmagar o Pititico de tanto beijooo, ele é muitooo gato!!! *--*

    ResponderExcluir
  17. MelDeus como a tia baba nesse petitico lindo de cabelinho cortado!! Acho o medo tão saudável quanto o crescimento, ele está descobrindo o mundo e assim fazendo suas associações... acredito que deve ser tratado com tanta naturalidade como uma necessidade fisiológica!!

    ResponderExcluir
  18. Acho que e fase, na realidade ainda nao passei por isso, mas esses dias percebi que Heitor nao entrava no quarto escuro, me chamou ate eu ir la!
    Nao sei como ajudar!
    E sobre o corte de cabelo, por aqui so a mamae que leva e da trabalho so para fazer o pezinho!!!


    Beijos e obrigada pelo carinho lá no MR/Criança tem que ser criança
    Gleysa
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir
  19. Oiê... o medo faz parte da rotina e temos que aprender a lidar com ela. A Luisa não tem medo do escuro, mas sempre mantemos um abajur à meia luz, mesmo porque isso ajuda se preciso levantar a noite para dar uma espiada nela. Ela começou com medo de bichinhos, mas isso teve uma causa. Ela sente medo do aspirador de pó tbem, hehehe... sempre tento dar atenção e explicar para ela que não precisa ter medo de determinada coisa. A gente nunca pode subestimar os sentimentos deles né... se até a gente sente medo, imagina como eles ficam quando sentem isso? bjo

    ResponderExcluir
  20. eu acho que é normal esse medo acontecer, pela idade, por entender mais as coisas, né?!?!
    E depois passam esses medos e começam outros...
    E esse Pititico tá muito lindo! quanta gostosura!
    Beijoo!
    Bibi

    ResponderExcluir
  21. Qee liindo e tadiinho dele , desse tamanhinho e ja sente medoo =/ Sentiir medo é ruiim kkk'
    Coloca um abajuur no quartinho dele.

    ResponderExcluir
  22. Puxa! Medo não é algo bom de sentir, mas faz parte. Aqui ainda não tivemos episódios de medo... Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Amiga coitadiinho dele... mais faz parte neeh. Imagino como vou ficar com o coração na mãao qndo o Pedrinho comeeeçar a seentir esses medos... a unica coisa recompensadora eh qe a primeira pessoa qe eles vem se agarra eh na MAAE neh. rs
    abajour eh o meelhor... aqi só dormimos com abajoour.

    lindas as footinhas... e os paais sempre pegam a moleza e dps se gaabam msm kkkkk

    ResponderExcluir