12 março, 2013

Pra mim vale a pena sim!

Emerson e eu escolhemos ter um filho. Por um tempo nós ansiamos por ele. E quando Álvaro nasceu, nasceu também um amor que não conhecíamos.
 
Eu abri mão de algumas/muitas coisas porque a renúncia maior fica pras mães né? A gente "deixa pra lá" o corpo bonito, o medo das estrias, as noites inteiras de sono etc...
 
E uma dessas renúncias foi ter que trancar a faculdade. E agora tô sempre ouvindo que preciso voltar. É uma espécie de cobrança. 
 
A rotina era assim: levantava às 06:00 da manhã e ia para o trabalho. Saia às 18:00 e ia direto pra aula. Chegava em casa 00:00. Não era fácil mas eu me virava. Não havia ninguém dependendo de mim. No sábado eu tinha aula também, então cuidava da casa depois. Ótimo. Emerson nunca reclamou, eu dava conta.
 
Mas agora é DIFERENTE. Eu pretendo concluir o curso mas, eu gostaria de fazê-lo na parte da manhã.
 
Escutei essa semana algo me deixou profundamente irritada: você tem que voltar a estudar. Porque não vale a pena se sacrificar por filho. Eles não reconhecem. E é só um tempo, passa rápido (a pessoa se refere a dois anos e meio).
 
Fala sério! Eu não tenho coragem de ficar com o meu filho só no domingo! Sair enquanto ele dorme e pegá-lo dormindo! Não! Eu não consigo. Não estou criticando, julgando ninguém. Estou falando de mim.
 
Meu filho é prioridade pra mim e sim, eu morro por ele! Faço tudo que eu puder por ele. Ele é minha responsabilidade, eu assumi o compromisso de cuidar dele quando escolhi tê-lo. E mesmo se não tivesse sido planejado, não mudaria nada.
 
Só vou voltar se for de manhã ou sei lá, quando ele estiver grandinho. Grandão. Só se for de manhã.
 
 

23 comentários:

  1. Amiga! Estou com você. Larguei meu diploma por minha filha e quase fui apedrejada. Vale a pena sim!! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Realmente essa jornada de casa, trabalho e faculdade não é nada facil.
    ...eu optei em terminar, eu conseguia ir almoçar em casa e ficar com a Lavinia, depois no final do serviço voltava para casa denovo antes de ir para faculdade, foi bem dificil, mas só consegui pelo horário mais flexivél e por morar perto do meu trabalho, se não assim como você teria trancado com certeza =)

    e pra essa pessoa que disse isso pra você, lamentavél née!
    a faculdade pode muito bem esperar, já seu filho não terá a mesma idade, a mesma fase, a mesma infância DUAS VEZES....

    beijo beijjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Renata, a gente sabe que não é moleza. E não foi fácil por aí né? Mas pelo menos (apesar do cansaço) dava pra você ir em casa. Eu tô a 30 km do trabalho!

      Excluir
  3. Apoiada amiga... Também acho que estas pessoas não deveriam nem dar uma opinião desta, filho é para a vida inteira, e precisam muito de nos para tudo. Se puder renunciar por enquanto acho super valido, acho que morreria se pudesse ver meu filho somente de domingo... Bjs
    Vivi e ISaac

    ResponderExcluir
  4. aai, a mesma história aconteceu por aqui..
    pra mim só falta 1 SEMESTRE pra eu acabar a minha faculdade...e optei em trancar..mesmo pq foi logo quando a Alanis nasceu...
    voltarei no 2ª Semestre, pois não é certeza que o módulo se repetirá na Instituição... :/
    Mas já me parte o coração...vê-la só um pouquinho..apesar de não ter aulas de sábado...
    Bom, resumindo..VC ESTÁ CERTINHA!
    SÓ VOCÊ sabe o que é melhor pra vcs...
    Boca aberta tem em todo lugar...e fala sérioo..olha pra carinha delee...NÃO É A MELHOR RECOMÉNSA?rs
    bjão pra mãezona daí
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Isso aí!!! Isso aí!!!

    Completamente apoiada!

    Faça o que o seu coração manda, ninguém mais. Só nós sabemos o que pode ser melhor para nós e nossos filhos!

    Beijos grandes!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Tudo vale a pena por um filho!!

    ResponderExcluir
  7. Sei exatamente o que vc tá falando... eu também ouço: Vc não quer mais trabalhar??? Como assim??!! Eu quis abrir mão do meu emprego, talvez não imaginava que durasse mais de 2 anos mas durou e ainda dura, porque agora tenho outra... e como vc disse, tudo vale a pena. Eu quero cuidar das minhas filhas e assumi essa resposabilidade. Tudo na hora certa, estou com vc.

    ResponderExcluir
  8. A infância é a fase mais importante da vida de um ser humano, é nela que vai acontecer tudo o que precisa para formar o carater do adulto.
    Apoio 1000% a idéia da mãe se dedicar ao filho , sem se interessar pelo o que vai ganhar em troca.
    Apoiada!!!
    Bjksss

    ResponderExcluir
  9. Concordo contigo em número, gênero e grau. Tbém tive que trancar minha faculdade de Administração já no 4 semestre, quando me descobri grávida do Pedro. Eu até ia continuar, mas aí descobrimos todo o problema que íamos passar com o pequeno, parto prematuro; a hidrocefalia e consequentemente a cirurgia, decidi mesmo trancar a faculdade. e quer saber? foi melhor mesmo, porque aí eu pude me dedicar exclusivamente a ele. Claro que eu penso em voltar a estudar, mas isso é um plano que está no futuro não tão longe. Quem sabe ano que vem!

    Como disse a Thaty Oliveira: TUDO VALE A PENA POR UM FILHO!


    Beijos =)*

    ResponderExcluir
  10. Pititica,
    espera ele crescer mais um pouquinho sim!!!! Mas não precisa ficar GRANDÃO!!! Maiorzinho!
    Mas volte, volte mesmo!
    É preciso retomar a vida!
    Deixa ele fazer dois aninhos, ficar mais independente... Passar o DESFRALDE... rsrs!
    Bjos.............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Lu, eu vou voltar sim, só se for de manhã, hehe.

      Excluir
  11. Eu sei bem e te entendo perfeitamente...
    Parei de trabalhar desde as 26 semanas de gestação e fiquei com meu filhote até semana passada ele já estando com quase 16 meses! Nada vai substituir esse tempo que fiquei com ele... Curti cada segundo!
    Voltei trabalhar agora pois algumas coisas pesaram e tem meu feito bem, mas isso só aconteceu pq ele está curtindo ficar na escolinha pq se não estivesse talvez continuaria em casa!
    Na verdade sempre digo isso cada um sabe onde seu calo aperta, assim cada um sabe das suas necessidades! Eu voltei trabalhar porque queria dar algo mais para a minha família! Se vc acha que a melhor coisa seria voltar de manha que assim seja.... Curta sim seu filho afinal ele sói vai ser desse tamanho agora!
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Andréia concordo com vc em numero e grau!
    Eu quando tiver meu bebezinho, também vou preferir abrir mãe de tudo por ele!
    Porque vou estar vivendo o meu sonho... Como vc que também acho que esteja vivendo o seu!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Concordo muitooooo contigo!!! Tbm tinha uma rotina super puxada, igualsinha à vc... trabalha de manhã e de tarde até as 17:15, as 17:30 eu já pegava o busão para ir para o curso, chegava no curso às 19:00 e voltava pra casa só às 00:20 por ae... sem contar os sábados que tinham aula! E meu coração ficava na mão e olha que o Vitor já é grandinho! Imagina agora??? Como vou fazer?! Preciso terminar o curso mas não tenho coragem de deixar essa minha anjinha!

    ResponderExcluir
  14. Tamo junto! Sou criticada o tempo todo por que escolhi ser mãe em tempo integral, eu vou terminar minha faculdade, por questão de cobrança sim, mas por que vou estudar de manhã e a tarde e noite será nossa, se for assim volto...mas sinceramente? Eu não faria questão!!! Se não fosse a cobrança do meu pai e o esforço dele pra me ver pegando um diploma e a minha preocupação em algum dia garantir que eu possa ter uma boa profissão caso necessite eu ficaria com ele, quem sabe das suas necessidades e a do seu filho é você, não adianta você voltar e a sua cabeça estar em outro lugar né?

    ResponderExcluir
  15. concordo com vc, eu tbm sou mãe en tempo integral e maravilhoso,e tambem recebo criticas,amei seu blog estou seguindo,se poder segui gente tbm,beijinhos

    ResponderExcluir
  16. APOIADISSIMA...
    Eu tbmm estou nessa. Estou de licença maternidade atée junho e já estou apavorada em ter qe deixa-lo das 7 da manhã as 6 da tarde. pra mim vai ser sacrificante.
    Meu chefe me obrigou que ando o Pedrinho completar 1 ano eu terei que retornar a faculdade. Quando eu fazia chegava em casa 00:00. Sabe qndo estava gravida disse ao meu chefe qe iria voltar sim com crtza... mais dps qe o bb nasceu tudo mudou. Perco o emprego mais n perco o vinculo com meu filho.
    ele é minha vida, minha prioridade, e sen der valor mais pra frente eu fiz a minha parte o meu papel.
    Um dia voltarei a facul claro, mais agr eles precisam EXCLUSIVAMETE da gnt.

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Eu apoio! Filho é prioridade mesmo.
    Ele está lindo na foto!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. A nossa vida é cheia de escolhas e tudo tem o seu momento. Quando vc estiver com vontade, vc volta, caso contrário...as decisões sempre precisam ser realmente nossas- afinal somos nós quem assumimos as consequências delas depois!
    E como amanhã já é sexta...Tenham um ótimo fim de semana!
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Que lindo, continue assim!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  20. ASSINO EMBAIXO COM LETRAS GARRAFAIS, NEGRITO, ITÁLICO, SUBLINHADO E COM DIREITO A ESTRELINHAS BRILHANTES!

    ResponderExcluir